segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Air



     Air é uma série em anime, produzida pela Kyoto Animation e exibida na rede de TV BS-i em 2005, e baseada na Visual novel Air, um jogo no estilo Dating Sim criada pela Key e lançada originalmente para PC. A versão original do jogo continha situações adultas e algumas cenas hentai. Posteriormente foram lançadas edições dubladas e sem o conteúdo hentai denominadas "All Ages Version" (para todas as idades) para PC, Dreamcast e Playstation 2. A versão animada é baseada nos jogos "All Ages Version"
     A versão em anime mostra a história de Yukito Kunisaki, um titereiro que viaja pelo Japão em busca da "menina que está no céu". Durante sua jornada, o jovem chega a uma pequena cidade próxima ao mar. Entre uma apresentações fracassada e outra Yukito acaba se tornando amigo da bela Misuzu Kamio uma solitária garota que sofre de uma doença desconhecida. A presença de Yukito na cidade acaba por mudar drasticamente a vida de alguns moradores e sua relação com Misuzu trará algumas antigas lendas e velhas lembranças de volta a tona. Existe ainda um longa-metragem com uma história alternativa, lançada pela Toei Animation em fevereiro de 2005. Todas essas versões permanecem inéditas no Brasil, embora já tenham sido legendadas por fansubbers brasileiros.

     Air TV

     A versão televisa de Air foi anunciada pela Key em agosto de 2004. No dia 14 de novembro de 2004 foi lançado um DVD promocional intitulado 'Air ~prelude~', contendo entrevista com os dubladores, abertura e o encerramento da série. O DVD teve uma baixa tiragem, apenas 20.000 unidades.
     Os treze episódios foram exibidos entre os meses de janeiro e setembro de 2005. A série é dividida em três partes: Dream (episódios 1~7) tendo Yukito como protagonista; Summer (7~9) que mostra a jornada da última menina alada Kanna, e os seus companheiros Ryuuya e Uraha eAir (10~12) recontando a história sob a perspectiva de Misuzu. O décimo terceiro episódio é um resumo da série. O DVD de Air TV foi lançado no Japão no dia 5 de outubro de 2005.
     O anime começa com a chegada de Yukito Kunisaki a Kami, distrito de Kasumi localizado na prefeitura de Hyogo. O jovem títereiro viaja pelo país em busca da "menina que está no céu" ou "menina alada". Na cidade acaba fazendo amizade com a solitária Misuzu Kamio, a quem passa a ajudar. Em troca passa a receber abrigo na casa de Misuzu. Durante sua passagem pela cidade, Yukito conhece algumas das moradoras da cidade que a exemplo de Misuzu tem forte fixação pelo céu. Ao estabelecer suas amizades, o jovem descobre que por trás dos sorrisos e atitudes alegres escondem-se algumas tristezas e os mais variados problemas, aos quais tentara ajudar.
     A série possui vários momentos cômicos, mas o clima dramático impera, principalmente nos dois últimos arcos.

     Air in the Summer

     Após o término da série, foram produzindo dois episódios especiais, exibidos pela BS-i nos dias 24 de agosto e 4 de setembro de 2005. Intitulados 'Air in the Summer' foram elaborados a partir do arco "Summer" da série de TV e mostra a jornada de Kanna, Ryuuya and Uraha. Cronologicamente, ocorrem entre os episódios 8 e 9 do anime.

     Air - The Movie

     'Air - The Movie' produzido pela Toei Animation foi lançado no Japão no dia 5 de fevereiro de 2005. O longa-metragem mantém a história base mas tem desenrolar um pouco diferente. O enredo é mais romântico, concentrando-se na relação de Yukito e Misuzu. Os demais personagens da série fazem rápidas aparições. O Design Character e a personalidade dos personagens são relativamente diferentes. Misuzu é mais madura e Haruko mostra-se uma mãe mais dedicada e amorosa. Yukito é mais caprichoso em seu trabalho de titereiro, mas totalmente displicente em sua missão de encontrar a "menina de asas". Toda a trilha sonora incluindo as canções 鳥の詩 (Tori no Uta) e 青空 (Aozora) foram reaproveitadas da série, mas novas músicas foram adicionadas ao filme. A música "If dreams came true", até então inédita na série, foi tocada juntamente com "Farewell song" no encerramento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário